Barreiras e potencialidades da interação universidade-empresa sob a perspectiva de docentes da Universidade Estadual de Maringá
Resumo
O baixo estímulo, por parte do Estado, à instalação e continuação de atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento deve ser visto com preocupação pela sociedade acadêmica e civil. Nesse sentido, sabendo que é de fundamental importância que o país invista em inovação para garantir seu espaço no mercado internacional, universidades e empresas podem colaborar para criar, entre outras coisas, um canal de captação de recursos a serem direcionados a projetos de P&D, que outrora não seriam contemplados, parcial ou integralmente, por recursos públicos voltados à atividade científica. Considerando essas e outras características da interação Universidade-Empresa, este estudo busca identificar, por meio de um questionário aplicado a docentes da Universidade Estadual de Maringá, as barreiras e potencialidades relacionadas às interações entre Instituições de Ensino Superior (IES) e empresas, do ponto de vista das IES. Dentre os resultados do questionário, verificou-se que a maior parte dos docentes da Universidade Estadual de Maringá não realizaram atividades que envolvessem prestação de serviços nos períodos de 2006 a 2010 e/ou 2011 a 2015. Além disso, identificou-se a existência de diversas barreiras que impedem ou dificultam o estabelecimento de parcerias entre universidade e empresa, entre elas, a burocracia. Da mesma forma, constatou-se a existência de potencialidades que devem atuar como promotoras da interação entre as duas instituições, tais como o aprimoramento na formação de discentes e a oportunidade para que os docentes apliquem seus conhecimentos em situações concretas enfrentadas pelas firmas.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.