Uma análise das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 por meio dos projetos políticos pedagógicos das escolas municipais de Uberlândia/MG
Resumo
O artigo tem por objetivo analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das instituições de ensino municipais da cidade Uberlândia, entre os anos de 2012 e 2016. Neste sentido, busca identificar e refletir sobre como as escolas municipais estavam trabalhando as temáticas vinculadas ao ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, obedecendo as leis 10.639 (Brasil, 2003) e 11.645 (Brasil, 2008). Parte dos conceitos das políticas públicas com caráter afirmativo, tendo como propósito garantir o direito à diferença, aqui entendida como valorização, (re)conhecimento de tradições, história e cultura destes povos. Trata-se de pesquisa de viés exploratório, identificando os PPPs, analisando seus conteúdos e refletindo sobre a organização escolar por meio do projeto pedagógico da escola. Como aporte teórico, necessário ao debate, trazemos as reflexões de Munanga (2009), Marinho, Bastos, Longo e Tavares (2019), Gomes (2012), Santos e Angatú (2015), dentre outros. Como resultados, evidencia a necessidade de repensar cotidianamente o Projeto Político Pedagógico escolar, buscando sempre aparar as arestas e propondo ações inovadoras que possam melhorar a qualidade do ensino nacional. A partir deste movimento teremos uma sociedade consciente dos seus direitos e deveres.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.