O Bolsonarismo e o fim do mundo
Resumo
O teor bélico do discurso veiculado pelo bolsonarismo tem sido destacado em diversas abordagens. Nesse texto, argumento que esse belicismo tem também um componente autodestrutivo, atualizando um elemento destacado por diferentes analistas de movimentos radicais de direita. A partir de discursos veiculados por bolsonaristas em canais de youtube de grande audiência, pretendo tentar compreender aspectos sociopsíquicos das ‘fantasias de fim do mundo’ (Theodor Adorno) inerentes ao bolsonarismo. Os resultados indicam que o ressentimento autoritário surge em um contexto neoliberal de sociedade, que deixa a antecipação do terror como única alternativa para alguns grupos sociais – mesmo quando ela implica autossacrifício.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.