Pesquisa-ação, pesquisa participante e investigação-ação participativa: semelhanças e diferenças
Resumo
Este artigo apresenta as principais características da pesquisa-ação, da pesquisa participante e da investigação-ação participativa, buscando identificar as semelhanças e as diferenças destes três métodos de pesquisa social qualitativa. O trabalho investigativo foi realizado a partir da identificação e da revisão bibliográfica dos principais autores e das principais autoras que definiram, teorizaram e sistematizaram tais métodos, especialmente no contexto da América Latina. Identificou-se que cada um desses métodos tem um contexto específico de origem e de consolidação o que faz com que cada um deles tenha características específicas. A pesquisa-ação tem um aspecto mais acadêmico que, mesmo rompendo com os métodos convencionais, mantém uma preocupação com a objetividade científica. A pesquisa participante, por sua vez, tem um caráter mais militante, pois surge vinculada aos movimentos sociais, além de uma preocupação com o processo educativo, resultado da influência da pedagogia freireana. Por fim, a investigação-ação participativa incorpora as regras de objetividade científica, mas não abandona o aspecto militante. Conclui-se que tais métodos possuem mais semelhanças do que diferenças; e que a investigação-ação participativa, apesar de ter uma histórica própria, se constitui a partir de um esforço de valorizar as semelhanças e superar as diferenças entre a pesquisa-ação e a pesquisa participante.
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