Action research, participant research and participatory action research: similarities and differences
Abstract
Este artigo apresenta as principais características da pesquisa-ação, da pesquisa participante e da investigação-ação participativa, buscando identificar as semelhanças e as diferenças destes três métodos de pesquisa social qualitativa. O trabalho investigativo foi realizado a partir da identificação e da revisão bibliográfica dos principais autores e das principais autoras que definiram, teorizaram e sistematizaram tais métodos, especialmente no contexto da América Latina. Identificou-se que cada um desses métodos tem um contexto específico de origem e de consolidação o que faz com que cada um deles tenha características específicas. A pesquisa-ação tem um aspecto mais acadêmico que, mesmo rompendo com os métodos convencionais, mantém uma preocupação com a objetividade científica. A pesquisa participante, por sua vez, tem um caráter mais militante, pois surge vinculada aos movimentos sociais, além de uma preocupação com o processo educativo, resultado da influência da pedagogia freireana. Por fim, a investigação-ação participativa incorpora as regras de objetividade científica, mas não abandona o aspecto militante. Conclui-se que tais métodos possuem mais semelhanças do que diferenças; e que a investigação-ação participativa, apesar de ter uma histórica própria, se constitui a partir de um esforço de valorizar as semelhanças e superar as diferenças entre a pesquisa-ação e a pesquisa participante.
Downloads
References
Referências
Ander-Egg, E. (1990). Repensando la investigación–acción–participativa: comentarios, críticas y sugerencias. Vitoria-Gasteiz, ESP: Servicio Central de Publicaciones del Gobierno Vasco.
Barbier, R. (2007). A pesquisa-ação (L. Didio Trad.). Brasília, DF: Liber Livro Editora.
Brandão, C. R. (1999a). A participação da pesquisa no trabalho popular. In C. R. Brandão (Org.), Repensando a pesquisa participante (3a ed., p. 223-252). São Paulo, SP: Brasiliense.
Brandão, C. R. (1999b). Participar-pesquisar. In C. R. Brandão (Org.), Repensando a pesquisa participante (3a ed., p. 7-14). São Paulo, SP: Brasiliense.
Brandão, C. R. (2006). Pesquisar-Participar. In C. R. Brandão (Org.), Pesquisa Participante (8a ed., p. 9-16). São Paulo, SP: Brasiliense.
Colmenares Escalona, A. M. (2012). Investigación-acción participativa: una metodología integradora del conocimiento y la acción. Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación, 3, 102-115. DOI: https://doi.org/10.18175/vys3.1.2012.07
Demo, P. (1999). Elementos metodológicos da pesquisa participante. In C. R. Brandão (Org.), Repensando a pesquisa participante (3a ed., p. 104-130). São Paulo, SP: Brasiliense.
Dionne, H. (2007). A Pesquisa-ação para o desenvolvimento local (M. Thiollent, Trad.). Brasília, DF: Liber Livro Editora.
Fals Borda, O. (2006). Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In C. R. Brandão (Org.), Pesquisa participante (8a ed., p. 42-62). São Paulo, SP: Brasiliense.
Fals Borda, O. (1999). Orígenes universales y retos actuales de la IAP. Análisis Político, 38, 73-90. Retrieved from https://revistas.unal.edu.co/index.php/anpol/article/view/79283
Freire, P. (2006). Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In C. R. Brandão (Org.), Pesquisa participante (8a ed., p. 34-41). São Paulo, SP: Brasiliense.
Gajardo, M. (1999). Pesquisa participante: propostas e projetos. In C. R. Brandão (Org.), Repensando a pesquisa participante (3a ed., p. 15-50). São Paulo, SP: Brasiliense.
Gianotten, V., & Wit, T. (1999). Pesquisa participante em um contexto de economia camponesa. In C. R. Brandão (Org.), Repensando a pesquisa participante (3a ed., p. 158-188). São Paulo, SP: Brasiliense.
Habermas, J. (2009) Técnica e ciência como ideologia. Lisboa, PT: Edições 70.
Haguette, T. M. F. (2003). Metodologias qualitativas na Sociologia (12a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Le Boterf, G. (1999). Pesquisa participante: Propostas e reflexões metodológicas. In C. R. Brandão (Org.), Repensando a pesquisa participante (3a ed., p. 51-81). São Paulo, SP: Brasiliense.
Martínez Miguélez, M. (2004) Ciencia y arte en la metodología cualitativa. México: Trillas.
Morin, A. (2004) Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada (M. Thiollent, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: DP&A.
Mota Neto, J. C. (2018). Paulo Freire e Orlando Fals Borda na genealogia da pedagogia decolonial latino-americana. Folios, 48, 3-13. Retrieved from http://www.scielo.org.co/pdf/folios/n48/0123-4870-folios-48-00003.pdf
Novaes, M. B. C., & Gil, A. C. (2009). A pesquisa participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas. Revista de Administração Mackenzie, 10, 134-160. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712009000100007
Oliveira, R. D., & Oliveira, M. D. (2006). Pesquisa social e ação educativa: conhecer a realidade para poder transformá-la. In C. R. Brandão (Org.), Pesquisa Participante (8a ed., p. 17-33). São Paulo, SP: Brasiliense.
Thiollent, M. (1982). Crítica metodológica, investigação social e enquete operária (3a ed.). São Paulo, SP: Polis.
Thiollent, M. (2011). Metodologia da Pesquisa-Ação (18a ed.). São Paulo, SP: Cortez.
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.
Read this link for further information on how to use CC BY 4.0 properly.