<b>Um novo olhar sobre o conceito de abandono de crianças</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.7210

  • Sheila Daniela Medeiros dos Santos Unicamp
Palavras-chave: abandono, crianças, exclusão social

Resumo

Este artigo objetiva analisar a origem do fenômeno do abandono de crianças, bem como o impacto desse fenômeno nas relações que se instauram na sociedade contemporânea. Ao retomar algumas concepções teóricas construídas historicamente, o texto enfatiza as contribuições significativas e os pontos frágeis apresentados por essas concepções, que impossibilitam novos avanços para o debate em questão. Posteriormente, propõe uma (re)interpretação do fenômeno do abandono de crianças a partir do referencial teórico marxista. As análises evidenciam que sob o termo ‘criança abandonada’ se esconde um enorme contingente de crianças que carecem das condições mínimas de sobrevivência e que, enquanto adultos, irão reproduzir a situação de rebaixamento ainda mais acentuado de suas condições econômicas, bem como a situação de não-reconhecimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Daniela Medeiros dos Santos, Unicamp
Pedagoga (Unicamp), Mestre em Educação na área de Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano (Unicamp), Doutora em Educação na área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Unicamp), autora do livro: Sinais dos Tempos: Marcas da violência na escola.
Publicado
2009-12-03
Como Citar
Santos, S. D. M. dos. (2009). <b>Um novo olhar sobre o conceito de abandono de crianças</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.7210. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(1), 63-72. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i1.7210
Seção
Educação