<b>Um novo olhar sobre o conceito de abandono de crianças</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.7210

  • Sheila Daniela Medeiros dos Santos Unicamp

Résumé

Este artigo objetiva analisar a origem do fenômeno do abandono de crianças, bem como o impacto desse fenômeno nas relações que se instauram na sociedade contemporânea. Ao retomar algumas concepções teóricas construídas historicamente, o texto enfatiza as contribuições significativas e os pontos frágeis apresentados por essas concepções, que impossibilitam novos avanços para o debate em questão. Posteriormente, propõe uma (re)interpretação do fenômeno do abandono de crianças a partir do referencial teórico marxista. As análises evidenciam que sob o termo ‘criança abandonada’ se esconde um enorme contingente de crianças que carecem das condições mínimas de sobrevivência e que, enquanto adultos, irão reproduzir a situação de rebaixamento ainda mais acentuado de suas condições econômicas, bem como a situação de não-reconhecimento social.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Sheila Daniela Medeiros dos Santos, Unicamp
Pedagoga (Unicamp), Mestre em Educação na área de Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano (Unicamp), Doutora em Educação na área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Unicamp), autora do livro: Sinais dos Tempos: Marcas da violência na escola.
Publiée
2009-12-03
Comment citer
Santos, S. D. M. dos. (2009). <b>Um novo olhar sobre o conceito de abandono de crianças</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.7210. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(1), 63-72. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i1.7210
Rubrique
Educação