<b>A definitude na referência textual-discursiva: uma visão funcionalista</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.729
Resumo
O presente texto tem como objetivo apresentar a descrição dos processos referenciais – semânticos, pragmáticos e cognitivos – por meio dos quais as descrições definidas com artigo definido (DDs) interpretam a definitude na referência textualdiscursiva. Para esse empreendimento, construiu-se um dispositivo teórico-analítico que responde: pela natureza designativa das DDs no que se refere às propriedades concreta e abstrata; pelas operações de referenciação: retomada, remissão e construção referencial; e pelas fontes cognitivas e pragmático-discursivas que concorrem para o estabelecimento dos fundamentos da definitude interpretada por uma DD. No escopo do artigo em tela, apresenta-se a descrição referencial de um corpus constituído de 207 DDs de um texto de literatura oratória. Com base nos dados quantitativos – 140 DDs (67,6%) erigidas do arquivo ativo – a principal proposição é que a definitude de uma expressão definida não é aprioristicante estabelecida, mas constrói-se no bojo da discursivização.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.