Desafios interculturais na recepção de migrantes em instituições públicas de ensino na cidade de São Paulo, Brasil

Palavras-chave: migração; educação intercultural; psicanálise; Projeto Ponte; pais migrantes.

Resumo

Este artigo aborda as intervenções realizadas pelo Projeto Ponte com a população migrante, em parceria com escolas públicas do município de São Paulo, Brasil, destacando o acolhimento a pais migrantes com filhos em idade escolar. A análise enfoca escolas localizadas em regiões com alta concentração de migrantes, refletindo os desafios enfrentados por essas famílias na educação de seus filhos em um contexto intercultural. Inicialmente, discute-se a recepção de migrantes no Brasil e o trabalho com pais e educadores sob uma perspectiva psicanalítica. Em seguida, são apresentados os desafios das ações do Projeto Ponte, culminando em uma análise dessas dificuldades a partir do conceito freudiano de estranho-familiar.

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Publicado
2025-11-26
Como Citar
Manghirmalani, J., Emparan, L., & Sagula, C. A. B. (2025). Desafios interculturais na recepção de migrantes em instituições públicas de ensino na cidade de São Paulo, Brasil. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 47(3), e75794. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v47i3.75794
Seção
Ciências Humanas