O encontro da arte com a vida em histórias que se entrecruzam na experiência com crianças refugiadas em Juazeiro do Norte-CE
Resumo
Esse artigo foi inspirado em minha experiência como assistente de alfabetização do programa Tempo de Aprender, em Juazeiro do Norte, com duas crianças e uma adolescente venezuelanas da etnia Warao, refugiadas no Brasil. Para a escrita recorremos a metodologia de Histórias de Vida conforme o entendimento oferecido pelos autores Cristina Santamarinae Jose Miguel Marinas (1995), com a finalidade de observar a efetividade da inclusão no contexto escolar. Guiadas pela questão: ‘A rotina e a aprendizagem escolar podem ser subvertidas de modo a servirem positivamente à inclusão de crianças e adolescentes refugiadas?’, propomos apresentar as estratégias utilizadas para a promoção da inclusão escolar, bem como o que foi observado durante o período de nossa convivência. Durante a estada dos irmãos venezuelanos na escola foram observadas enormes barreiras, que serão tratadas no presente texto. Ao final do período letivo os irmãos venezuelanos se mudaram de cidade e, por consequencia, isso marca o fim do período tratado. De modo geral, nossa experiência mostra que práticas pedagógicas guiadas pelas áreas da Arte e Educação Física se mostraram eficazes para efetivação da inclusão no contexto escolar.
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