<b>Padrões concorrenciais têxtil-confecção sob o enfoque da aglomeração local de Nova Friburgo</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i1.8376
Resumo
O objetivo do trabalho é analisar a cadeia têxtil-confecção brasileira, sob o enfoque das aglomerações locais produtivas, com destaque para o município de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro. As potencialidades e as principais estratégias adotadas pelas indústrias têxteis dentro dos padrões concorrenciais também são levadas em consideração. Dada a importância e as perspectivas de crescimento do Arranjo Produtivo Local (APL), o desenvolvimento de uma interação econômica entre seus respectivos agentes é avaliado como forma de geração e difusão de conhecimentos técnicos. Além disso, demonstra-se que há grande aprimoramento técnico da produção e fortalecimento das micro e pequenas empresas envolvidas no processo. Por fim, o trabalho irá traçar um panorama do APL de Nova Friburgo, indicando suas principais características, vantagens e oportunidades de desenvolvimento da região.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.