<b>Para além das paredes: a construção da Catedral de Maringá</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.9133
Resumo
Este artigo propõe uma análise sociológica acerca da história e construção da Catedral de Maringá. Ela é um símbolo do poder da Igreja Católica, mas, sua construção não está dissociada das estratégias políticas e dos interesses locais. Este texto pretende analisar a Catedral de Maringá em três aspectos fundamentais: na combinação entre valores e ideário institucional católico com a modernidade, visível na própria arquitetura; na relevância do projeto de construção para os interesses locais; e no seu papel para trajetória de Dom Jaime Luiz Coelho, o principal articulador da obra. A análise de documentos e eventos, relacionados à construção do prédio, revelam uma série de relações e articulações que contribuem para a compreensão do significado da Catedral, não só para a Igreja, como também, para a cidade de Maringá.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.