<b>Avaliação formativa no ensino superior: um estudo de caso</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i1.9214

  • Luis Roberto de Camargo Ribeiro Universidade Federal de São Carlos
  • Edmundo Escrivão Filho Universidade de São Paulo
Palavras-chave: ensino superior, aprendizagem baseada em problemas, PBL, avaliação formativa

Resumo

Este trabalho, de natureza descritivo-analítica, discute a implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e, em particular, seu sistema de avaliação a partir da visão dos estudantes, no contexto de uma disciplina em uma universidade pública do Estado de São Paulo. O PBL é uma abordagem de ensino-aprendizagem que utiliza problemas para iniciar, enfocar e motivar a aquisição de conceitos, habilidades e atitudes profissionalmente (e socialmente) desejáveis. Além de provas dissertativas, requeridas pela instituição, o sistema de avaliação adotado pelo professor responsável pela disciplina compreendeu a avaliação de pares, autoavaliação e avaliação do processo educacional. Os dados da pesquisa, coletados por meio de observação participante e um questionário ao final da disciplina, sugerem satisfação dos estudantes com respeito ao sistema de avaliação e indicam algumas disfunções (e.g., maior consumo de tempo e ocorrência de ‘caronas’). Ainda assim, segundo os estudantes, este sistema promove o trabalho em grupo e é coerente com os fundamentos e princípios do PBL.

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Biografia do Autor

Luis Roberto de Camargo Ribeiro, Universidade Federal de São Carlos
Doutor em Educação, pesquisador associado ao Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos
Edmundo Escrivão Filho, Universidade de São Paulo
Professor Doutor, Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo
Publicado
2011-02-25
Como Citar
Ribeiro, L. R. de C., & Escrivão Filho, E. (2011). <b>Avaliação formativa no ensino superior: um estudo de caso</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i1.9214. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 33(1), 45-54. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v33i1.9214
Seção
Educação