<b>Avaliação formativa no ensino superior: um estudo de caso</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i1.9214
Resumo
Este trabalho, de natureza descritivo-analítica, discute a implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e, em particular, seu sistema de avaliação a partir da visão dos estudantes, no contexto de uma disciplina em uma universidade pública do Estado de São Paulo. O PBL é uma abordagem de ensino-aprendizagem que utiliza problemas para iniciar, enfocar e motivar a aquisição de conceitos, habilidades e atitudes profissionalmente (e socialmente) desejáveis. Além de provas dissertativas, requeridas pela instituição, o sistema de avaliação adotado pelo professor responsável pela disciplina compreendeu a avaliação de pares, autoavaliação e avaliação do processo educacional. Os dados da pesquisa, coletados por meio de observação participante e um questionário ao final da disciplina, sugerem satisfação dos estudantes com respeito ao sistema de avaliação e indicam algumas disfunções (e.g., maior consumo de tempo e ocorrência de ‘caronas’). Ainda assim, segundo os estudantes, este sistema promove o trabalho em grupo e é coerente com os fundamentos e princípios do PBL.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.















