The indirect speech in World Trade Center terrorist attack TV news broadcast
Abstract
O objetivo deste artigo é verificar se o discurso indireto utilizado pelos jornalistas na transmissão ao vivo do atentado terrorista ao World Trade Center revela o posicionamento e o engajamento destes. No noticiário televisivo, a construção das reportagens veiculadas ao vivo é feita simultaneamente com a ocorrência dos fatos, isto é, sem planejamento prévio, o que confere aos jornalistas um certo desconhecimento sobre aquilo que narram. Existe, portanto, uma grande probabilidade dos enunciados dos repórteres revelarem marcas de maior ou menor engajamento e o posicionamento destes diante das informações que transmitem. Os resultados obtidos demonstram que esse tipo de discurso, além de utilizado para transmitir as notícias sobre o ataque terrorista, realmente é empregado para marcar a adesão e o distanciamento dos repórteres perante os enunciados que produzem. Concluímos, então, que o emprego de um modelo de discurso relatado específico deve-se às intenções que o falante pretende destacar em seus enunciados.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2007-09-28
How to Cite
Matsumoto, A. R. M., Santos, K. A. dos, & Costa, A. A. V. da. (2007). The indirect speech in World Trade Center terrorist attack TV news broadcast. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 28(2), 173-179. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v28i2.149
Issue
Section
Literature and Linguistics
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.
Read this link for further information on how to use CC BY 4.0 properly.