A educação dos homens nos castelos medievais: séculos XI - XIII
Resumen
Este artigo trata do romance cortês durante os séculos de XI a XIII, na Europa Ocidental. Procuramos apreender a influência que obras deste gênero exerceram na formação do ideal do homem nobre. Para tanto, é preciso caracterizar, ainda que em linhas gerais, a forma como seus autores procuraram enaltecer a figura do cavaleiro através da glorificação do heroísmo e do amor. Trata-se, pois, de compreender o motivo dessa exaltação. Utilizamos como fontes principais de análise as seguintes novelas de cavalaria: Lancelot, o cavaleiro da charrete e Ivain, o cavaleiro do leão, ambas de autoria de Chrétien de Troyes, e o poema épico A canção de Rolando, de autoria desconhecida.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.