<b>A cidade de Maringá e as instituições de ensino superior: novos espaços de concentração e exclusão</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i2.156
Resumen
Este artigo discute as transformações que ocorreram no espaço urbano de Maringá, dando ênfase às mudanças desencadeadas a partir da implantação de instituições de Ensino Superior (IES). Foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica que discutia sobre expansão do ensino superior, recentralização urbana brasileira e paranaense e o espaço urbano, e com base nos indicadores produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Com o aumento das IES, Maringá passou a exercer uma forte tendência de se consolidar como um pólo educacional e cultural, trazendo profundas mudanças na (re)produção do espaço urbano e seus respectivos conteúdos. Destarte, Maringá passou a atrair vestibulandos e acadêmicos de diversas cidades do Estado do Paraná e de outros Estados do Brasil, os quais utilizam serviços, moradia, infra-estrutura, comércio, área de lazer, desencadeando significativas transformações econômicas, sociais, políticas e geoespaciais.Descargas
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