<b>O mediador de leituras na Penitenciária Estadual de Maringá</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1566
Resumo
Pretendemos, neste artigo, apresentar os resultados parciais da pesquisa que estamos desenvolvendo na Penitenciária Estadual do Município de Maringá, PR, na qual objetivamos analisar o papel do mediador - bibliotecário - interno apenado no acesso à leitura. Para tanto, realizamos uma entrevista com o sujeito de nossa pesquisa, centrada em dois tipos de questionamento, a saber: 1) questões referentes à história de leitura do interno - bibliotecário; e 2) questões referentes ao funcionamento/organização da biblioteca. Além disso, promovemos um levantamento da história da instituição, investigando tanto os aspectos relativos ao funcionamento da mesma bem como do funcionamento da escola que aí se encontra. Utilizamos como referencial teórico autores como Michel Foucault, Michelle Perrot, Michèle Petit e Erving Goffman. As análises realizadas até o momento indicam: a) estratégias do bibliotecário - interno - para exercer o papel de mediador; b) estratégias de formação do acervo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.