<b>Esperança de vida e educação permanente na terceira idade</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v34i1.16191
Resumen
No trabalho que apresentamos, procuramos demonstrar a distância que separa os conceitos de expectativa de vida e de esperança de vida, tomados como sinônimos pelo IBGE, pela mídia e por pesquisadores do campo da gerontologia. A delimitação conceitual é estabelecida a partir da obra do filósofo Ernst Bloch, Princípio Esperança, e do pensamento pedagógico de Paulo Freire. Em Bloch, a esperança imprime à vida uma direção projetiva, orientada pela consciência antecipadora; esta se constitui da aliança entre o sonho e a realidade, sem se perder no universo onírico, mas sem deixar que a realidade imponha seus limites. Freire nos traz a pedagogia da esperança, que pode ser uma ferramenta valiosa na ação educativa intensional e sistemática com pessoas idosas, em instituições de ensino superior. O educador progressista tem o desafio de provocar em seus alunos o desejo da mudança, da transformação das condições sociais e políticas impostas por um sistema que ofende a dignidade humana. A mudança exigirá uma contínua aprendizagem de conteúdos científicos que alarguem e aprofundem a compreensão do mundo. A incompletude do ser humano obriga-o a buscar sempre novos conhecimentos que o ajudem a avançar para além do senso comum, construído a partir das experiências cotidianas. A velhice, alimentada pela esperança de vida, traz a energia necessária ao esforço exigido pelo engajamento na transformação do mundo.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.