<b>Responsabilidade social corporativa e marketing social corporativo: uma proposta de fronteira entre estes dois conceitos</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v34i1.16759

  • Agnaldo Keiti Higuchi Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Muitos autores apresentam diferentes visões sobre a fronteira do domínio da responsabilidade social corporativa. Com relação ao marketing social corporativo não há, também, consenso sobre o que o corpo teórico deveria abarcar. Diferentes definições sobre o que seja marketing social corporativo incluem propostas de responsabilidade social corporativa. Com base na literatura sobre o tema, este ensaio teórico busca propor um critério que defina se a organização realiza ações socialmente responsáveis ou esforços em marketing social corporativo. O auxílio oferecido a uma causa social imperativamente caracteriza-se como ação socialmente responsável. Entretanto, a partir do momento em que a organização divulga a associação de sua marca à causa por meio de comunicações, objetivando vantagem competitiva, ela deixa a esfera da responsabilidade social para entrar em um domínio mais amplo: o do marketing social corporativo.

 

 

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Biografía del autor/a

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
possui graduação em Bacharelado Em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e mestrado em Administração - Uem/Uel pela Universidade Estadual de Maringá (2007) . Atualmente é professor assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Coordenador do Curso de Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atuando principalmente nos seguintes temas: marketing social corporativo, consumidor alimentos Paraná, responsabilidade social corporativa.
Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá
possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e realizou estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor da Universidade Estadual de Maringá, editor associado para a área de Estudos de Marketing dos Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro da Academy of Marketing (UK) e coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq). Foi professor visitante da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes temas: práticas de marketing, gestão de mercado, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil.
Publicado
2012-07-13
Cómo citar
Higuchi, A. K., & Vieira, F. G. D. (2012). <b>Responsabilidade social corporativa e marketing social corporativo: uma proposta de fronteira entre estes dois conceitos</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v34i1.16759. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 34(1), 31-40. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v34i1.16759
Sección
Administração