<b>Agência e estratégias discursivas: uma análise na mídia de negócios</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v34i2.17170
Resumen
Nosso objetivo central foi o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta de análise discursiva. Utilizamos fragmentos de textos das seções ‘Gestão’ e ‘Negócios’ da Revista Exame, entendida como uma mídia comercial que interfere na construção de significação no contexto dos negócios, mapeados em análise do discurso na detecção das estratégias linguísticas, no período de janeiro a dezembro de 2008, vinculadas aos quesitos frequência de ocorrência e repetição. Tendo por base a proposta estruturacionista e a teoria da polidez, analisamos 37 textos publicados naquelas seções. Apenas uma dessas análises é apresentada neste artigo, além dos dados gerais referentes às 37 análises, apresentados de modo comparativo na seção final. Os resultados refletem uma efetiva aplicação da ferramenta como suporte às pesquisas que utilizam predominantemente as técnicas de análise do discurso e análise narrativa. Finalmente, são feitas várias relações entre o modelo de análise de discurso aqui proposto, os resultados desta pesquisa específica e o arcabouço analítico institucional que fundamenta o estudo, de modo a subsidiar pesquisas futuras.
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