<b>Indústria cultural, cibercultura e música independente em Brasília: um estudo com as bandas ‘Amanita’ e ‘Feijão de Bandido’

  • Jean Henrique Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Tássio Ricelly Pinto de Farias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumen

O presente ensaio objetiva analisar a relação entre o advento das novas tecnologias de gravação digital, o uso da internet como estrutura de comercialização midiática e a ascensão da produção musical independente. Busca-se compreender os denominados mercados fonográficos independentes (‘mercados abertos’), uma vez que, no contexto da sociedade da informação, o uso de softwares e hardwares nos processos de produção e registro da música popular propiciou a redução dos custos de gravação, bem como, o aparecimento de gravadoras e artistas independentes, fazendo legitimar a concepção de cibercultura como uma nova forma de difusão – em rede – dos bens simbólicos. Focamo-nos em Brasília, cidade que ganhou grande destaque no cenário musical brasileiro pela ascensão de bandas independentes de diversos estilos musicais. Nesse sentido, foram entrevistados (via e-mail) integrantes de duas bandas brasilienses que ajudaram a compreender como se efetivam os processos de produção e promoção de uma banda que não tem contrato com uma gravadora tradicional. A pesquisa revelou que a gravação digital tornou bem mais fácil a confecção dos fonogramas que, somada ao auxílio da internet, mais especificamente das redes sociais, tornou mais concreta e possível a promoção de bandas independentes, mesmo sem grandes investimentos materiais e organizacionais.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Jean Henrique Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Sociólogo (DCS/UFRN), bacharel em Turismo (UnP), esp. Demografia (DEST/UFRN), mestre em Geografia (PPGe/UFRN) e doutor em Ciências Sociais (PGCS/UFRN). Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. E-mail: jeanhenrique@uern.br

Tássio Ricelly Pinto de Farias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. 
Publicado
2014-07-30
Cómo citar
Costa, J. H., & Farias, T. R. P. de. (2014). <b&gt;Indústria cultural, cibercultura e música independente em Brasília: um estudo com as bandas ‘Amanita’ e ‘Feijão de Bandido’. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(1), 9-17. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i1.21971
Sección
Ciências Sociais