<b>Iniciação à docência universitária: a tessitura da professoralidade<b>
Resumen
Neste artigo, discutimos a construção da docência, focalizando a tessitura da professoralidade de professores iniciantes no contexto universitário. Partimos da pesquisa que tem como problemática central compreender os movimentos produzidos na tessitura da professoralidade de professores iniciantes na docência universitária. Os objetivos são reconhecer a relação entre as condições contextuais e os modos de configuração da iniciação docente, bem como identificar a repercussão da iniciação docente nos processos formativos em andamento. A abordagem metodológica adotada é a qualitativa narrativa de cunho sociocultural. Os sujeitos colaboradores do estudo são professores atuantes nos cursos de Pedagogia e da Educação Especial de uma Instituição de Ensino Superior pública e outra comunitária. O estudo desenvolvido permite destacar a iniciação à docência no contexto universitário, permeada pelos sentimentos de angústia e de insegurança decorrentes das incompletudes formativas com as quais os professores se deparam diante do ato educativo neste contexto. A ausência de espaços de compartilhamento acerca de fazeres e saberes que abrangem o trabalho pedagógico evidenciam-se como potencializadores do sentimento de desamparo que os professores manifestam. Destacamos a necessidade de espaços sistematicamente organizados que possibilitem, aos professores, iniciantes e experientes, discutirem e compartilharem experiências e conhecimentos próprios à especificidade do magistério neste nível de ensino.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.