<b>Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade
Resumen
O objetivo desse artigo é discutir os rumos e os princípios da metodologia de pesquisa-ação, como alternativa de tipo qualitativa em ciências sociais aplicadas, em particular no contexto da educação e da formação de professores, levando em conta ações pedagógicas emancipatórias vinculadas a universidades e à educação permanente. Em contraposição à tendência uniformizadora decorrente do modelo neoliberal de gestão e de educação, delineia-se a afirmação da diversidade cultural das pessoas, grupos, comportamentos, formas de expressão, conhecimentos e saberes. Essa metodologia assegura a diversidade, quando bem conduzida, devido à participação e à autonomia dos próprios interessados envolvidos no processo, aos quais não se pode impor um modelo externo e único a respeito do conhecimento e da ação. Nessa perspectiva, e inspirado na realidade brasileira, o presente estudo apresenta uma visão geral sobre a pesquisa-ação; enfatiza suas contribuições em prol de movimentos contra-hegemônicos; aborda as especificidades dessa metodologia na educação e na formação de professores; e busca elencar pontos a serem observados para o fortalecimento da pesquisa-ação na educação e em especial na formação de educadores.
pesquisa-ação; formação de professores; diversidade cultural
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