<b>Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade

  • Michel Jean Marie Thiollent Universidade do Grande Rio
  • Maria Madalena Colette Universidade do Grande Rio

Resumen

O objetivo desse artigo é discutir os rumos e os princípios da metodologia de pesquisa-ação, como alternativa de tipo qualitativa em ciências sociais aplicadas, em particular no contexto da educação e da formação de professores, levando em conta ações pedagógicas emancipatórias vinculadas a universidades e à educação permanente. Em contraposição à tendência uniformizadora decorrente do modelo neoliberal de gestão e de educação, delineia-se a afirmação da diversidade cultural das pessoas, grupos, comportamentos, formas de expressão, conhecimentos e saberes. Essa metodologia assegura a diversidade, quando bem conduzida, devido à participação e à autonomia dos próprios interessados envolvidos no processo, aos quais não se pode impor um modelo externo e único a respeito do conhecimento e da ação. Nessa perspectiva, e inspirado na realidade brasileira, o presente estudo apresenta uma visão geral sobre a pesquisa-ação; enfatiza suas contribuições em prol de movimentos contra-hegemônicos; aborda as especificidades dessa metodologia na educação e na formação de professores; e busca elencar pontos a serem observados para o fortalecimento da pesquisa-ação na educação e em especial na formação de educadores.

pesquisa-ação; formação de professores; diversidade cultural

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Biografía del autor/a

Michel Jean Marie Thiollent, Universidade do Grande Rio
Formado em Desenvolvimento Econômico e Social - Institut d'Etude du Développement Économique et Social (1969), mestrado em Développement Économique et Social - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1971) e Doutorado em Sociologia - Université de Paris V (René Descartes) (1975). Atualmente é Professor Adjunto do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIGRANRIO. Ex-Professor associado 3 (aposentado) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE. Tem experiência na área de Estudos Organizacionais e Metodologia de Pesquisa Qualitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa-ação, cooperação, métodos de pesquisa e de extensão.
Maria Madalena Colette, Universidade do Grande Rio
Graduação em Tecnologia em Construção Civil pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), graduação em Tec.Inds./Licenciatura Plena em Constr.Civil pela Faculdade Béthencourt da Silva - Sociedade Propagadora das Belas Artes (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), e doutoranda em Administração pela UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio, ligada à linha de pesquisa Organizações, Sociedade e Desenvolvimento. Atualmente é professora assistente II do UNIFESO - Centro Universitário da Fundação Educacional Serra dos Órgãos, ministrando a disciplinas Empreendedorismo e Dinâmica dos Sistemas Organizacionais. Tem experiência na área de educação, com ênfase no tema da criatividade e em métodos participativos de aprendizagem e construção de conhecimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentavel, criatividade e desenvolvimento socio-econômico. Também Arte-educadora, arte-terapeuta e facilitadora de métodos participativos de planejamento, elaboração e avaliação de programas e projetos. Moderadora de Processos Conversacionais Grupais, pelo ILDES/FES e International CEFE Trainer - CEFE International GTZ, com atuação junto a Secretarias de Governo, ONGs, Cooperação Internacional, Sistema S e empresas, no Brasil e no exterior
Publicado
2014-12-05
Cómo citar
Thiollent, M. J. M., & Colette, M. M. (2014). <b&gt;Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(2), 207-216. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.23626
Sección
Educação