O jogo Torre de Hanói em um contexto psicogenético
Resumen
O presente trabalho objetivou investigar, em um contexto psicogenético, a relação entre ação e compreensão na solução do problema formulado em situações contidas no Jogo Torre de Hanói, com base na teoria de Piaget. Participaram como sujeitos 50 escolares entre 6 e 14 anos, provenientes de duas escolas particulares do Espírito Santo. O problema consistia em passar 2, 3, 4 e 5 discos da coluna A para a coluna C, utilizando-se a coluna B e realizando-se um número mínimo de deslocamentos. Em seguida, foram formuladas questões referentes às estratégias utilizadas pelos sujeitos, na solução do problema. Os resultados mostraram a distância evolutiva que separa a solução prática de uma tarefa de sua compreensão conceitual. Assim, enquanto a maioria dos sujeitos é capaz de obter êxito na maior parte das situações contidas no referido jogo, somente poucos sujeitos mais velhos conseguem explicar os meios utilizados para resolver o problema proposto.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.