O jogo Torre de Hanói em um contexto psicogenético

  • Antonio Carlos Ortega UFES
  • Lorena Carla Macedo da Silva UFES
  • Meire Andersan Fiorot UFES

Resumen

O presente trabalho objetivou investigar, em um contexto psicogenético, a relação entre ação e compreensão na solução do problema formulado em situações contidas no Jogo Torre de Hanói, com base na teoria de Piaget. Participaram como sujeitos 50 escolares entre 6 e 14 anos, provenientes de duas escolas particulares do Espírito Santo. O problema consistia em passar 2, 3, 4 e 5 discos da coluna A para a coluna C, utilizando-se a coluna B e realizando-se um número mínimo de deslocamentos. Em seguida, foram formuladas questões referentes às estratégias utilizadas pelos sujeitos, na solução do problema. Os resultados mostraram a distância evolutiva que separa a solução prática de uma tarefa de sua compreensão conceitual. Assim, enquanto a maioria dos sujeitos é capaz de obter êxito na maior parte das situações contidas no referido jogo, somente poucos sujeitos mais velhos conseguem explicar os meios utilizados para resolver o problema proposto.

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Biografía del autor/a

Antonio Carlos Ortega, UFES
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971) , mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) , doutorado em Psicologia pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985) e pos-doutorado pela Universidad Autonoma de Madrid (1996) . Atualmente é Aposentado/Volutário da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Técnicas Gráficas Projetivas, Desenho da Família, Personalidade e Desenvolvimento Currículo Lattes
Publicado
2008-04-25
Cómo citar
Ortega, A. C., Silva, L. C. M. da, & Fiorot, M. A. (2008). O jogo Torre de Hanói em um contexto psicogenético. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 24, 151-158. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v24i0.2428
Sección
Educação