<b>A ‘bela’ e o ‘gigante’ adormecidos: análise comparativa de dois casos de desindustrialização recente e suas causas – Brasil e Itália

  • Elisangela Araujo Universidade Estadual de Maringa
  • Eliane Cristina Araujo Universidade Estadual de Maringá
  • Lionello Punzo Universidade de Siena

Résumé

Os setores produtivos são indiferentes para o crescimento nos modelos neoclássicos, diferentemente dos keynesianos, que destacam a centralidade da indústria por possibilitar mudanças tecnológicas, crescimento da produtividade, externalidades positivas e sinergias, sustentabilidade do balanço de pagamentos e, nos países em desenvolvimento, se relacionar com processos de catching up. O reconhecimento da centralidade da indústria traz a preocupação com a desindustrialização, tema sobre o qual se debruça este artigo, focando o caso de dois países – Brasil e Itália – objetivando identificar o padrão existente em cada um deles e seus determinantes. Para cumprir com seu objetivo, tem-se inicialmente uma discussão conceitual sobre desindustrialização, seguida pela identificação dos principais ‘fatos estilizados’ dessas economias: i) queda da participação relativa da indústria no PIB; ii) redução do emprego industrial no emprego total e iii) estagnação da produtividade. Por fim, são analisadas as especificidades da desindustrialização brasileira e italiana, observando-se que, no Brasil, esta parece ter sido causada, sobretudo, pelo ambiente macroeconômico pós-abertura comercial, que, associado ao câmbio apreciado, mudou a especialização da indústria e implicou desindustrialização. Na Itália, vincula-se a lei Kaldor-Verdoorn, pois níveis menores de demanda reduziram a produtividade e o investimento, além da deslocalização, que direcionou partes do processo produtivo para outros países.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Elisangela Araujo, Universidade Estadual de Maringa
Graduada (1995-1999) e mestre em Economia (2009-2010) pela Universidade Estadual de (UEM). Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, area de concentração Economia do Desenvolvimento (2011-2015), com doutorado sanduíche na Universidade de Illinois (2014) IL-USA. Professora adjunta do Depto de Economia da Universidade Estadual de Maringá.
Eliane Cristina Araujo, Universidade Estadual de Maringá
Graduada e mestre em Economia pela Universidade Estadual de (UEM). Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Professora da Universidade Estadual de Maringá e pesquisadora do CNPQ.
Lionello Punzo, Universidade de Siena
Professor de Economia, disciplina de Macroeconomia e  economia de Turismo Sustentável na Universidade de Siena. Membro do Centro de Estudos sobre Desigualidade e Desenvolvimento da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. Lecionou na Europa, Japão, EUA e América Latina e foi consultor em projetos de desenvolvimento de Banco Interamericano de Desenvolvimento e do EuropAid, acordo italiano Cooperação Internacional.
Publiée
2016-06-24
Comment citer
Araujo, E., Araujo, E. C., & Punzo, L. (2016). <b&gt;A ‘bela’ e o ‘gigante’ adormecidos: análise comparativa de dois casos de desindustrialização recente e suas causas – Brasil e Itália. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38(1), 25-35. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i1.29649
Rubrique
Ciências Sociais