<b>Algo de novo no front: um diálogo entre literatura e psicologia

  • Davi Silva Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luísa Gonçalves Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

O contexto geral deste artigo concerne ao período histórico da primeira e da segunda grande guerra, tendo em vista os impactos destas dentro dos momentos nos quais se inseriam e suas consequências posteriores na experiência daqueles cujas vidas sofreriam interferência (direta ou indireta) daquilo que se passou dentro e fora dos campos de batalha. É neste sentido que propomos um paralelo entre o romance Nada de Novo no Front (Remarque, 2004) e talvez um dos diários que acabou por se tornar o mais mundialmente conhecido: O Diário de Anne Frank (Frank, 2007). É justamente a maneira tal qual esta confiança no corpo narrativo, nas palavras, na configuração textual acaba por resultar na própria reinserção, reconfiguração e ressignificação tanto de Anne Frank quanto de Erich Remarque enquanto sujeitos – dentro do contexto das duas guerras mundiais – que nossa análise identifica e discute.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Davi Silva Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui Licenciatura em Letras Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (2010), e Bacharelado em Tradução em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é mestrando na área de Teoria e Crítica Literária e Cultural do Programa de Pós-Graduação em Língua Inglesa da Universidade Federal de Santa Catarina (2012), tradutor voluntário para a Universidade do Arizona, EUA (2011) e para a OSHO International Foundation, Zurich, Switzerland (2012) e atua principalmente nos seguintes temas: estudos interseccionais, literatura traduzida, estudos culturais e literatura comparada.
Publicado
2016-06-24
Cómo citar
Gonçalves, D. S., & Santos, L. G. (2016). <b&gt;Algo de novo no front: um diálogo entre literatura e psicologia. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38(1), 115-123. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i1.30900
Sección
Literatura