<b>Escolas reunidas e grupos escolares: traços da modernidade técnico-científica no ensino elementar (1889-1929)
Resumen
Neste artigo, a proposta é refletir sobre diferentes espaços institucionais públicos destinados ao ensino elementar na Primeira República (1889-1929). Tomando como fonte documental relatórios de inspetores e diretores gerais de ensino de São Paulo, bem como depoimentos de professores primários das primeiras décadas do século XX, discutimos os diferentes modelos institucionais da época, e seus contextos sociais de inserção, com ênfase na modernização do espaço escolar e de seu fazer. A busca pelo enquadramento objetivo, racional e científico, ancorado em resultados operacionais, a partir do desenvolvimento científico e da aplicação de tecnologias, toma conta das motivações do período e chega à escola. As remodelações dos espaços físicos, assim como das práticas instituídas em seu interior, atestam a aplicação destes saberes à escola. No entanto, a análise permite identificar que muitas das críticas às escolas isoladas e às escolas reunidas refletem as perspectivas dos lugares ocupados pelos sujeitos que as fizeram. O olhar do diretor de ensino não coincide com o do professor, ocorrendo representações diferentes e, às vezes, antagônicas, de um mesmo fenômeno social, como identifica Roger Chartier.
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