<b>Escolas reunidas e grupos escolares: traços da modernidade técnico-científica no ensino elementar (1889-1929)

  • Ednéia Regina Rossi Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Neste artigo, a proposta é refletir sobre diferentes espaços institucionais públicos destinados ao ensino elementar na Primeira República (1889-1929). Tomando como fonte documental relatórios de inspetores e diretores gerais de ensino de São Paulo, bem como depoimentos de professores primários das primeiras décadas do século XX, discutimos os diferentes modelos institucionais da época, e seus contextos sociais de inserção, com ênfase na modernização do espaço escolar e de seu fazer. A busca pelo enquadramento objetivo, racional e científico, ancorado em resultados operacionais, a partir do desenvolvimento científico e da aplicação de tecnologias, toma conta das motivações do período e chega à escola. As remodelações dos espaços físicos, assim como das práticas instituídas em seu interior, atestam a aplicação destes saberes à escola. No entanto, a análise permite identificar que muitas das críticas às escolas isoladas e às escolas reunidas refletem as perspectivas dos lugares ocupados pelos sujeitos que as fizeram. O olhar do diretor de ensino não coincide com o do professor, ocorrendo representações diferentes e, às vezes, antagônicas, de um mesmo fenômeno social, como identifica Roger Chartier.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ednéia Regina Rossi, Universidade Estadual de Maringá
Professora Associada do Programa de pós-graduação em Educação e do Departamento de Fundamentos da Educação. Atua na linha de História e historiografia da Educação,com ênfase nos seguintes temas: história da educação na República, história da educação primária, história da educação infantil, cultura escolar, história das instituições escolares, identidade cultural e educação.
Publicado
2017-12-27
Cómo citar
Rossi, E. R. (2017). <b&gt;Escolas reunidas e grupos escolares: traços da modernidade técnico-científica no ensino elementar (1889-1929). Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 39(3), 317-325. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i3.38493
Sección
Educação