Espaço urbano: análise sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos pelos moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima-Tefé/AM
Resumen
Esse artigo é uma reflexão sobre a produção dos resíduos sólidos no espaço urbano de Tefé-AM, especificamente no bairro Nossa Senhora de Fátima, através de uma abordagem ambiental, considerando que foi diagnosticada no bairro uma grande produção de resíduos descartados nas ruas e em lugares impróprios pelos moradores, proporcionando relevantes impactos socioambientais. Nesse sentido, foi pensada uma ação que pudesse contribuir para minimizar tais impactos. Elaboramos um projeto com o objetivo de identificar os impactos socioambientais e propor às pessoas o estímulo de participar na construção da cidadania e compreender os deveres que todos têm com uma melhor qualidade de vida. O método utilizado foi o analítico, dentro de uma abordagem empírica, onde foi possível uma conversa informal com os moradores, além de entrevistas com trinta deles para que pudéssemos construir a história do bairro e compreender as angústias e anseios dos mesmos. Os resíduos foram encontrados aos arredores das casas, nos terrenos baldios, às margens do Igarapé Xidarini e debaixo das pontes, sendo esse o maior foco de resíduos sólidos encontrados, tanto no período de cheia como na seca. Esse estudo tem o propósito de sensibilizar os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima a buscarem valores que conduzam para uma convivência harmoniosa com o meio e com as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-os a analisar criticamente os princípios que têm levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. É fundamental que cada um dos moradores desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade justa e de um ambiente saudável.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.