<b>Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.6895

  • Paulo Augusto Berezuk Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo Inada Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Ciência, laboratório, aulas práticas, ensino

Resumo

Nas aulas de Ciências e Biologia, as aulas práticas são fundamentais para facilitar o aprendizado dos alunos, vivenciando os conteúdos adquiridos nas aulas teóricas. As experimentações são dotadas de expectativa pelos estudantes, porque estes solicitam a visualização dos conteúdos abordados pelos livros didáticos de Ciências e Biologia. Dentro desta perspectiva, os objetivos deste trabalho são de avaliar as condições dos laboratórios didáticos e sua frequência de uso, pois a falta de materiais laboratoriais e as más condições estruturais podem levar à diminuição das aulas experimentais. Para a realização deste trabalho foram avaliados, usando um questionário, 17 laboratórios de escolas públicas e quatro de escolas particulares de Maringá, Estado do Paraná. Dos laboratórios visitados, 32% não possuem espaço físico que alcance a média de 1,20 m2 por aluno, exigidos pela norma estadual vigente. Foi constatado que, em relação à infraestrutura e condições materiais, há grande contraste entre laboratórios das escolas públicas com os das particulares.

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Biografia do Autor

Paulo Augusto Berezuk, Universidade Estadual de Maringá
Graduado em Ciências Biológicas, mestre em Educação para a Ciência e a Matemática, Centro de Ciências Exatas.
Paulo Inada, Universidade Estadual de Maringá
Mestre em Ciências Ambientais, Professor Assistente A do Departamento de Biologia/DBI – Área de Ensino, Centro de Ciências Biológicas
Publicado
2010-08-27
Como Citar
Berezuk, P. A., & Inada, P. (2010). <b>Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.6895. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(2), 207-215. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i2.6895
Seção
Educação