<b>Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.6895
Resumo
Nas aulas de Ciências e Biologia, as aulas práticas são fundamentais para facilitar o aprendizado dos alunos, vivenciando os conteúdos adquiridos nas aulas teóricas. As experimentações são dotadas de expectativa pelos estudantes, porque estes solicitam a visualização dos conteúdos abordados pelos livros didáticos de Ciências e Biologia. Dentro desta perspectiva, os objetivos deste trabalho são de avaliar as condições dos laboratórios didáticos e sua frequência de uso, pois a falta de materiais laboratoriais e as más condições estruturais podem levar à diminuição das aulas experimentais. Para a realização deste trabalho foram avaliados, usando um questionário, 17 laboratórios de escolas públicas e quatro de escolas particulares de Maringá, Estado do Paraná. Dos laboratórios visitados, 32% não possuem espaço físico que alcance a média de 1,20 m2 por aluno, exigidos pela norma estadual vigente. Foi constatado que, em relação à infraestrutura e condições materiais, há grande contraste entre laboratórios das escolas públicas com os das particulares.Downloads
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