Entrelaçamentos humanimais: selváticos e rurais em cidades brasileiras
Resumen
O presente artigo visa fazer um pequeno balanço de publicações sobre animais domésticos rurais e selvagens nas cidades brasileiras a partir da antropologia das relações humano-animais. A isso somam-se alguns percursos etnográficos dos autores, efetuados conjuntamente ou em separado, que lançam luz, junto à bibliografia, sobre o tema de uma cidade imaginariamente apartada da vida ‘natural’, como se não houvessem emaranhamentos e interseções entre humanos e fauna silvestre nas urbes contemporâneas. Queremos crer que a vida animal é parte também das paisagens citadinas e que co-construímos essas paisagens junto a diversos seres não-humanos no contexto urbano a partir de ecologias mais-que-humanas. Neste sentido, as cidades, antes de significarem apenas o lugar do anthropos, apresentam-se como o oykos de interações e vivências com a fauna urbana (doméstica, silvestre e asselvajada), mas também com a flora (também doméstica, silvestre e asselvajada), entre outros organismos, num contexto ecológico produtor de ambiências plurais.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.















