<b>Aspectos formativos do embate entre fé gentílica e leis da Cidade-Estado em <em>Antígona</em></b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i1.11755

  • José Joaquim Pereira Melo UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Renan Willian Fernandes Gomes UEM - Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Sófocles, homem, tradição, educação

Resumo

Neste texto, pretende-se abordar como, em Antígona, Sófocles representa o processo de transição entre mito e razão — fé gentílica e lei estatal — entre os séculos VIII a V a.C, tendo em vista os aspectos formativos da peça. A reflexão proposta por Sófocles tem como fio condutor a reação da princesa Antígona ao edito do rei Creonte que proibia a realização de cerimônia fúnebre para um dos irmãos dela, Polinices. No embate em que, de um lado, a protagonista se respalda na religião patriarcal e, de outro, o antagonista defende as leis da Cidade-Estado, Sófocles coloca na ordem do dia não somente um conflito de personagens, mas também o conflito vivenciado pelo homem grego nesse momento de transição. Destarte, em Antígona, o poeta apresenta, mesmo que de maneira não-intencional, o ideal formativo correspondente às necessidades da sociedade helênica do seu tempo. Para o desenvolvimento dessa abordagem, optou-se por uma metodologia que prevê a compreensão da sociedade grega no período em questão como a base para a discussão do processo formativo inerente à representação sofocliana.

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Biografia do Autor

José Joaquim Pereira Melo, UEM - Universidade Estadual de Maringá
PTUALMENTE COORDENA 1 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE HISTORIA, COM ENFASE EM HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 36 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: EDUCACAO, SENECA, CRISTIANISMO, SANTO AGOSTINHO, HELENISMO, ANTIGOS E MEDIEVAIS, ESTOICISMO, CONQUISTA, CORTES E ESTUDOS ANTIGOS. http://lattes.cnpq.br/1162692992302307
Renan Willian Fernandes Gomes, UEM - Universidade Estadual de Maringá
Graduação em Letras Licenciatura plena em Língua Portuguesa. Atualmente desenvolve pesquisa em Teatro Grego no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publicado
2011-03-30
Como Citar
Melo, J. J. P., & Fernandes Gomes, R. W. (2011). <b>Aspectos formativos do embate entre fé gentílica e leis da Cidade-Estado em <em>Antígona</em></b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v33i1.11755. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 33(1), 117-122. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v33i1.11755
Seção
História da Educação