O ingresso de alunos trabalhadores no curso noturno de Ciências Biológicas na UEM: inclusão ou exclusão?
Resumo
Investigou-se o perfil dos vestibulandos e acadêmicos dos curso de Ciências Biológicas (integral e noturno) da Universidade Estadual de Maringá, entre 1996 e 2000, no intuito de comparar características sociais, econômicas e culturais. Um grande contingente de candidatos aos vestibulares do curso noturno apresentou o perfil esperado na implantação do curso: estudantes trabalhadores impossibilitados de dedicação exclusiva à vida acadêmica. No entanto, com exceção das duas primeiras turmas (1996 e 1997) do curso, uma parcela considerável dos ingressantes da licenciatura noturna, semelhantemente aos acadêmicos do integral, não trabalhavam e realizavam atividades de pesquisa, ensino e/ou extensão. A exclusão de jovens trabalhadores à universidade pública pode estar relacionada ao processo seletivo do vestibular, uma vez que grande parte deles tem que optar pelo exercício de uma atividade profissional e/ou a continuidade dos estudos em instituições de ensino superior particulares. Sugere-se que o acesso democrático à universidade passe pela ampliação do número de vagas e integração entre educadores do ensino médio e superior, visando permitir ao aluno compreender, raciocinar e analisar questões relevantes à sua formação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.