<b>Das origens do interesse filosófico de Hegel sobre a história
Résumé
A história é um aspecto extremamente importante no sistema filosófico de Hegel. Isso se evidencia nos textos da ma turidade, porém as origens do interesse do filósofo estariam unicamente ligadas às grandes obras? Essa é a questão que se procura aqui considerar, apresentando a tese de que Hegel teria se interessado pelo tema da história já em sua tenra juventude. Nesse sentido, podem ser tomados seus primeiros escritos enquanto estudante no Ginásio de Stuttgart, como, por exemplo, seu Diário e algumas resenhas elaboradas pelo jovem ginasiano. Não se afirma aqui que já nesse período Hegel teria uma compreensão sistemática da história, mas que seu contato com o tema em questão estava presente em sua gama de interesses. O jovem revela em seus primeiros escritos, ainda que de caráter apócrifo como desejam alguns intérpretes, atenção especial aos acontecimentos de seu tempo, tomando-os enquanto resultado da atividade humana intencional. Evidencia-se que sua formação inicial foi fortemente marcada pelo viés histórico, o que ele permite reconhecer em seu discurso de formatura ao enfatizar os benefícios de uma educação para o mundo. Ele mesmo se vê no processo histórico e se compreende, assim como seus contemporâneos, marcado pelo ser de seu tempo.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.















