<b>Considerações sobre programas ambientais ditos educativos</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v30i2.3459
Resumen
Discute-se o perfil de oito programas ambientais corporativos implementados por diferentes empresas produtoras/distribuidoras e localizadas em cinco Estados brasileiros. Conheceu-se, identificou-se e refletiu-se sobre o conteúdo e as atividades ambientais desenvolvidas por essas empresas, sob a tessitura teórica de Mata (1996) acerca do afastamento/distanciamento para com o meio ambiente; Reigota (1994), que enfatiza a importância do componente reflexivo da educação ambiental e Simons (2006), que ressalta a passividade na transmissão dos conhecimentos provenientes das empresas. Os resultados apontam a dissociação na concepção entre Responsabilidade Social e questões ambientais, programas ambientais de cunho pontual, uma concepção longínqua para com o meio ambiente, voltada à natureza, o cumprimento mínimo das exigências técnicas da Norma ISO 14000, quantidade insuficiente de profissionais para atuar no setor ambiental, a existência de programas ditos educativos a determinado grupo de funcionários de alguns setores e ocorrendo às vésperas das auditorias, dentre outros.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.