<b>Processos de mudança na formação do fisioterapeuta: as transições curriculares e seus desafios</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.4107

  • Alberto Sumiya UEL
  • Leila Sollberger Jeolás UEL

Résumé

O objetivo deste estudo foi entender os desafios e as perspectivas de mudança que professores do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina encontraram para consolidar as diretrizes curriculares. Para o levantamento das informações, foram realizadas entrevistas em profundidade e análise documental dos currículos de 1992 e 2006, sendo o conteúdo analisado por meio de metodologia qualitativa. Os resultados evidenciaram que a humanização das relações, aliada à interdisciplinaridade, pode agregar novos valores à formação do fisioterapeuta, contudo as resistências internas dos professores e a falta de infraestrutura material e investimentos podem comprometer o desenvolvimento das novas ações planejadas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Alberto Sumiya, UEL
Fisioterapeuta formado pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ciências Sociais/antropologia da Saúde. Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
Publiée
2009-12-03
Comment citer
Sumiya, A., & Jeolás, L. S. (2009). <b>Processos de mudança na formação do fisioterapeuta: as transições curriculares e seus desafios</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.4107. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(1), 47-53. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i1.4107
Rubrique
Educação