Razão de estudos e razão política: um estudo sobre a <em>Ratio Studiorum</em>
Résumé
Análise do texto clássico da pedagogia jesuítica, conhecido como Ratio Studiorum, cuja primeira edição, de 1599, influenciou sobremaneira a educação e a pedagogia no mundo moderno e contemporâneo. O texto não define nem explicita uma concepção de educação. Ele a supõe e expressa um ordenamento para as atividades, funções, metodologias, bem como modos de avaliação nas escolas da Ordem. Transformou-se, de uma razão de estudos apenas, em razão política, tendo em vista a influência que exerceu mesmo em meios não católicos e políticos. Sendo assim, o texto se constituiu num dos mais importantes documentos pedagógicos e políticos do início da modernidade. Estudá-lo pode não só nos ajudar a entender a gênese das concepções pedagógicas modernas em sua origem primeira mas também, as concepções políticas típicas do mesmo período, em razão de seu entrelaçamento.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.