Razão de estudos e razão política: um estudo sobre a <em>Ratio Studiorum</em>

  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo UEM

Résumé

Análise do texto clássico da pedagogia jesuítica, conhecido como Ratio Studiorum, cuja primeira edição, de 1599, influenciou sobremaneira a educação e a pedagogia no mundo moderno e contemporâneo. O texto não define nem explicita uma concepção de educação. Ele a supõe e expressa um ordenamento para as atividades, funções, metodologias, bem como modos de avaliação nas escolas da Ordem. Transformou-se, de uma razão de estudos apenas, em razão política, tendo em vista a influência que exerceu mesmo em meios não católicos e políticos. Sendo assim, o texto se constituiu num dos mais importantes documentos pedagógicos e políticos do início da modernidade. Estudá-lo pode não só nos ajudar a entender a gênese das concepções pedagógicas modernas em sua origem primeira mas também, as concepções políticas típicas do mesmo período, em razão de seu entrelaçamento.

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Biographie de l'auteur

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, UEM
CEZAR DE ALENCAR ARNAUT DE TOLEDO CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS EM 1996. ATUALMENTE E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA. PUBLICOU 23 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 15 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 3 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 6 DISSERTACOES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO 13 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA NAS AREAS DE EDUCACAO, FILOSOFIA E HISTORIA. ENTRE 1990 E 2003 COORDENOU 4 PROJETOS DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE EDUCACAO, COM ENFASE EM HISTORIA DA EDUCACAO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 26 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: SECULO XVI, EDUCACAO, EDUCACAO BRASILEIRA, FILOSOFIA DA EDUCACAO, SECULO XX, LEGISLACAO EDUCACIONAL, RENASCIMENTO, FILOSOFIA POLITICA, RELIGIAO E CIENCIA POLITICA Currículo Lattes
Publiée
2008-07-02
Comment citer
Arnaut de Toledo, C. de A. (2008). Razão de estudos e razão política: um estudo sobre a <em>Ratio Studiorum</em&gt;. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 22, 181-187. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v22i0.4160
Rubrique
Educação