Ser bom professor: quem, quando, como e para quem
Résumé
O artigo analisa, a partir de um estudo de natureza bibliográfica, as perspectivas que apontam para o conceito de um bom professor em tempos hodiernos, sob o ponto de vista das influências da formação docente, contemplando também a perspectiva histórica e contextual da composição deste conceito. A temática volta-se para a problematização acerca das possíveis influências sobre o que é ser bom professor no século XXI, tendo como reflexão a retomada histórica da formação docente e das práticas pedagógicas, que são imbuídas de influências culturais, curriculares, disciplinares e contextuais, tendo como objetivo central discutir a noção de bom professor a partir das influências da formação docente em múltiplos contextos. Após uma incursão sobre autores considerados clássicos no campo da formação docente e da Didática, cujos estudos privilegiam o papel do professor ao longo da história, faz-se também uma reflexão sobre o bom professor, que culmina com a compreensão, ainda que provisória, de que este conceito é temporal, contextual, dependendo, portanto, da perspectiva da análise. Assim, entende-se que no movimento histórico e de constituição social, entender o que seria um bom professor requer a compreensão dos múltiplos saberes presentes na formação e na prática pedagógica, à luz do referencial teórico que impulsiona o campo pedagógico. E, no que diz respeito ao século XXI, tal conceito é oriundo da relação estabelecida entre professor e aluno e opções metodológicas que priorizem a compreensão do ‘como’ realizar o processo e de ‘quem, quando e para quem’ esse é efetivado.
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