Manuais de etiqueta e sua importância na formação das mulheres
Résumé
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado do programa de pós-graduação em Ensino de humanidade e Linguagens – UFN e procura traçar uma exposição panorâmica a respeito do processo civilizatório do Ocidente. Assim, a proposta centra-se em descrever como foram norteados os padrões de conduta e autocontrole que se tornaram requisitos fundamentais para a convivência em sociedade, e de que maneira a ideia de etiqueta e civilidade passou a ser requisito indispensável na vida das mulheres. A metodologia se caracteriza por ser de natureza qualitativa a partir de embasamento bibliográfico. Conclui-se que os manuais influenciaram na escolha e no modo de agir das mulheres, normatizando as relações de poder e gênero.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.