<strong>Sobre idéias e instituições: a riqueza das nações ou a riqueza da nação? As idéias de Adam Smith e Friedrich List sobre o desenvolvimento do capitalismo</strong> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v30i1.5106
Résumé
Este artigo estabelece a comparação entre dois pensadores cujas análises resultaram em obras que, cada uma a seu tempo, delinearam o andamento da economia mundial e desencadearam debates acerca das políticas econômicas adotadas por diferentes países. A partir da publicação, em 1776, de A Riqueza das Nações, de Adam Smith, iniciou-se a era do liberalismo, concepção que orientou, predominantemente, os rumos da economia européia, no final do século XVIII e no século XIX. Embora tenha prevalecido ao longo do século XIX, o liberalismo não deixou de ser contestado. Já, no começo deste século, o alemão Friedrich List apresentou outra concepção, que foi de encontro ao pensamento de Adam Smith. Tendo a Alemanha como centro de seu sistema econômico, List, em sua obra Sistema Nacional de Economia Política, criticou o liberalismo e seu fundador. Segundo ele, essa concepção aplicava-se a nações que já conheciam um desenvolvimento industrial avançado, mas não servia para aquelas pouco desenvolvidas em termos econômicos, como era o caso da Alemanha, na primeira metade do século XIX. A partir de então, abriu-se um debate que perdura até os dias atuais.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.