<b>As contribuições da participação de Alice na tutoria do Projeto Veredas na formação de sua identidade docente</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5673

  • Soelene de Fátima Brovoski Modolo UFV
  • Rita de Cássia Alcântara Braúna UFV

Résumé

Este estudo constitui uma pesquisa narrativa, na qual objetivamos analisar as contribuições da atuação no Sistema de Tutoria do Projeto Veredas no processo de ressignificação da identidade profissional dos professores tutores e na prática pedagógica, bem como analisar as percepções sobre a formação inicial dos mesmos. Fundamentamo-nos nas narrativas de quatro professores tutores, formados em Licenciatura Plena, em áreas de conhecimentos específicos. Neste artigo, entretanto, tratamos, sobre a experiência de Alice. Utilizamos a entrevista como instrumento de coleta de dados e a narrativa como forma de análise. A formação inicial de Alice foi marcada por uma sobreposição da formação científica em relação à pedagógica; ela aponta a necessidade de se reavaliar a forma como as “disciplinas pedagógicas” são trabalhadas pelos Departamentos de Educação, a duração e orientação dos estágios, e destaca a necessidade da formação pessoal do aluno. As contribuições no processo de ressignificação da sua identidade profissional foram significativas: participação intensa nas atividades; exercício da reflexão durante o processo; construção de novos saberes – científicos, pedagógicos, curriculares e experienciais; mudanças na prática pedagógica – condução do trabalho em sala de aula, relacionamento com os alunos; ampliação da visão de educação, de prática pedagógica e de mundo.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Soelene de Fátima Brovoski Modolo, UFV
Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Formação de Professor. Currículo Lattes
Publiée
2009-10-13
Comment citer
Modolo, S. de F. B., & Braúna, R. de C. A. (2009). <b>As contribuições da participação de Alice na tutoria do Projeto Veredas na formação de sua identidade docente</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5673. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 31(2), 167-175. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i2.5673
Rubrique
Educação