<b>Os avanços tecnológicos na educação: o uso das geotecnologias no ensino de geografia, os desafios e a realidade escolar</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.6258

  • Márcio Greyck Guimarães Correa UEM
  • Raphael Rodrigues Fernandes UEM
  • Leonor Dias Paini UEM

Résumé

Esta pesquisa pretendeu diagnosticar como as geotecnologias vêm sendo veiculadas no sistema educacional, especialmente no Ensino Médio, na disciplina de Geografia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter teórico-prático. Para isso, realiza-se um estudo em duas escolas, sendo uma da rede estadual e a outra da rede privada de ensino. Na metodologia, utilizou-se como ferramenta a aplicação de um questionário semiestruturado, respondido pelos alunos da terceira série do Ensino Médio da cidade de Maringá, Estado do Paraná. Na análise dos dados, concluiu-se que a Geotecnologia, nos últimos anos, vem sendo mais divulgada e conhecida, porém pouco utilizada no ensino da disciplina de Geografia. Constata-se que seu uso restringe-se mais ao software do Google Earth, todavia o seu acesso não acontece no espaço escolar. Dessa maneira, verifica-se que a escola oferece os computadores, mas faltam estrutura e adequação para o uso do SIG (GIS) e do Google Earth, além de outros equipamentos, como o GPS. Percebe-se que a escola e os professores de Geografia podem estreitar essa relação, contribuindo para a inserção tecnológica e melhoria da qualidade do ensino, facilitando a compreensão das complexidades do espaço habitado junto aos alunos, à escola e à sociedade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2009-12-03
Comment citer
Correa, M. G. G., Fernandes, R. R., & Paini, L. D. (2009). <b>Os avanços tecnológicos na educação: o uso das geotecnologias no ensino de geografia, os desafios e a realidade escolar</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.6258. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(1), 91-96. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i1.6258
Rubrique
Geografia