Economia comportamental em evidência: a utilização de nudges na política infantoadolescente e de drogas
Resumo
A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise sobre a aplicação de nudges em duas políticas públicas concretizadas no estado de Alagoas: política infantoadolescente e sobre drogas. O nudge é considerado, sob o ponto de vista comportamental, uma iniciativa que direciona o indivíduo a determinada escolha, tendo como pressuposto sua liberdade na tomada de decisão. Sob a perspectiva comportamental, utilizou-se uma análise documental dos planos de trabalhos que regem a execução do projeto bem como dos documentos legais que normatizam o funcionamento do programa estudado, no intuito de perceber a aplicação desta extensão da economia comportamental em um programa de equipagem destinado a um órgão de atendimento de crianças e adolescentes e no projeto destinado a acolher adolescentes em situação de drogadição. A partir da análise constatou-se que os nudges são aplicados em ambos os contextos, tendo como objetivo a interferência na arquitetura de escolha dos indivíduos em vista de um bem-estar social por meio das ações de cada indivíduo.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.