<b>Quando os outros somos nós: o lugar da crítica Pós-Colonial na universidade brasileira</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.725
Résumé
O exame de questões identitárias nacionais e transnacionais, em suas formas de representação cultural, mostra-se fértil à luz dos Estudos Pós-Coloniais – área interdisciplinar de crescente importância acadêmica e de especial interesse para a crítica literária comparatista. Contradiscurso crítico em relação a matrizes interpretativas dominantes, o Pós-Colonialismo relê a produção cultural ideologicamente comprometida com o aparato colonial em seus diversos aspectos e rostos, investigando, também e principalmente, vozes discordantes e caminhos desviantes advindos, em sua maior parte, dos povos subjugados no processo da colonização européia. O presente trabalho, enfatizando a pertinência dos Estudos Pós-Coloniais na universidade brasileira, empreende uma análise contrastiva entre o colonialismo britânico (tido como o colonialismo-norma) e o português (tradicionalmente subalterno ao inglês). Neste sentido, problematizando a reflexão contemporânea pós-colonial de diversas procedências, são aqui abordadas questões de ambigüidade e de hibridez, de identidade, alteridade e representação.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.