<b>Um estudo sobre a relação entre Caio Prado Júnior e Fernando A. Novais<b>

  • Claudinei Magno Magre Mendes Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: historiografia, colonização, economia colonial, economia nacional

Resumo

Em nosso texto, analisamos a relação entre Caio Prado e Fernando Novais no que diz respeito aos estudos acerca da colonização. Colocando-se como discípulo do primeiro, Novais expõe sua concepção de colonização como aprofundamento e superação do modo como o autor de Formação do Brasil contemporâneo entendia o fenômeno colonial. Essa maneira de colocar essa relação acabou sendo aceita tanto pelos partidários como pelos críticos de Novais, adquirindo foros de verdade. No entanto, para entroncar sua concepção de colonização na de Caio Prado, Novais concebeu-o de uma maneira particular, isto é, como um historiador do ‘sentido da colonização’. Um exame da concepção de colonização de Caio Prado mostra, todavia, que ela é parte integrante da sua interpretação da história do Brasil em seu conjunto. Resulta disso que não podemos isolar uma da outra, sem prejuízo para o entendimento da obra de Caio Prado. Retomar a obra de Caio Prado em sua historicidade constitui, pois, o resultado de nosso texto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudinei Magno Magre Mendes, Universidade Estadual Paulista
Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, História do Brasil colonial, Escritos Coloniais.
Publicado
2013-12-20
Como Citar
Mendes, C. M. M. (2013). <b>Um estudo sobre a relação entre Caio Prado Júnior e Fernando A. Novais<b&gt;. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 35(2), 189-199. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i2.22575
Seção
Educação