<b>Sociedade e qualidade de serviços: direitos fundamentais das pessoas em situação de rua sob o enfoque teórico-metodológico Servqual
Resumo
Este trabalho avalia a visão dos usuários do Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop), de Vitória, em relação a qualidade dos serviços prestados, utilizando o método de Parasuraman, Zeithaml e Berry, o Servqual. Examina a Matriz Importância versus Desempenho como ferramenta para análise dos dados em relação às dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Tangibilidade. A metodologia deste estudo possui caráter descritivo-quantitativo com o uso do método de coleta survey. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciam que os usuários consideram a dimensão Tangibilidade importante, mas, insatisfatória em termos da infraestrutura precária e mobiliário sucateado. As considerações finais trazem uma reflexão acerca da importância e da validade do método Servqual na esfera pública e sobre sua utilização como ferramenta para a tomada de decisão na gestão de serviços, corroborando com as ações de resgate da cidadania e consolidação dos direitos humanos.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.