<b>Tecnologias sociais e administração pública tupiniquim: uma articulação a partir da teoria da possibilidade de Guerreiro Ramos
Resumen
Este é um ensaio teórico que discute tecnologias sociais no contexto brasileiro, tendo como base a Teoria da Possibilidade de Guerreiro Ramos. A partir da visão deste autor sobre a necessidade de se estabelecer uma racionalidade substantiva para a sociedade, este trabalho ressalta o quanto estratégico é considerar as tecnologias sociais como possibilidades objetivas na construção de políticas públicas no Brasil. Para isso, utilizam-se a Teoria P e a Teoria N, empregadas por Zwick, Teixeira, Pereira e Vilas Boas (2012), para contextualizar a administração pública brasileira, suas relações com as TS e os argumentos de Guerreiro Ramos sobre as diversas racionalidades empregadas na gestão pública, principalmente a que os autores chamam de administração pública tupiniquim. Desse modo, o trabalho destaca que este tipo de administração trouxe, em sua concepção de surgimento, ascensão e consolidação, as TS como base instrumental para sua realização, carregada, ao mesmo tempo, de valores subjetivos e inerentes à cultura brasileira. Além disso, conclui que a especificidade da gestão brasileira demandou formas específicas também de desenvolvimento tecnológico, o que explica por que as novas tecnologias têm o mesmo caráter de hibridez de gestão, numa interface entre as racionalidades instrumentais e substantivas da administração tupiniquim.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.