<b>Bourdieu e o dom

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: dom, Bourdieu, habitus.

Resumo

 

O presente artigo busca revisitar a teoria do dom, contudo, sem se resumir a uma reanálise dos dados trazidos por Mauss no Ensaio sobre a Dádiva. Objetivamos aqui debater as possibilidades de interpretação apresentadas na obra de Bourdieu a partir de dois eixos: a) o da compreensão da obrigação tripartite do ‘dar-receber-retribuir’, a partir do substrato teórico do sociólogo francês, entendendo esta enquanto uma predisposição construída socialmente; b) o da interpretação específica que o autor constrói sobre o dom, num esforço de desvelar o seu mistério, o que encontra-se em consonância com sua postura de ruptura epistemológica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuante em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq.
Publicado
2018-11-27
Como Citar
Oliveira, A. (2018). <b&gt;Bourdieu e o dom. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(3), e37034. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v40i3.37034
Seção
Ciências Sociais