<b>Reflexões sobre a importância da experimentação no ensino de física</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i1.380
Resumen
Este trabalho tem por objetivo verificar o grau de importância que a experimentação tem no ensino de Física. Para isso foi realizado um projeto com 18 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma instituição privada de Maringá, Estado do Paraná, durante o 3º bimestre do ano letivo de 2006. O trabalho de pesquisa e produção foi feito pelos alunos no contraturno e, a cada 15 dias, uma aula de física era destinada para tirar dúvidas. Durante essas aulas, percebemos que, apesar das dificuldades encontradas pelos alunos, o que efetivamente ocorreu foi uma situação marcada pela alegria, pelo entusiasmo e pela motivação por parte deles, o que nos chamou muita atenção, pois estavam frente ao novo. Durante esse período, foram coletados dados por meio de relatos dos participantes do projeto, fotografias e vídeos, tudo produzido pelos alunos. Dez meses depois da execução do projeto foi realizada uma entrevista com cada um dos alunos que participaram do projeto com o intuito de verificar se a experimentação pode contribuir efetivamente no processo ensino-aprendizagem, garantindo um aprendizado significativo por parte do aluno.Descargas
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