Determinação espacial das grandezas e <i>libertas philosophandi</i> no jovem Cassirer, intérprete de Descartes e Leibniz
Résumé
A questão do espaço em sua versão moderna retorna ao centro das análises de Cassirrer, logo após o período de Berlim (1906-1919), mas também em seus escritos de teoria filosófica e filosofia Dall’Umanesimo all’Illuminismo, título de uma coleção italiana. Este artigo tem como foco as referências a Descartes e examina seu ponto de vista sobre o espaço e o lugar, considerando também os desdobramentos em Leibniz. Não leio a extensa produção científica de Cassirer com base em um rígido padrão de continuidade, mas pretendo enfatizar o compromisso de combinar o interesse teórico e histórico com um estilo de pensamento que nem sempre coincide com o da Escola de Marburg.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.