<strong>Conflitos do “velho” e do “novo”, na obra de Sófocles: uma proposta educativa para formação de um homem responsável por seus atos</strong> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v30i1.5100

  • Paulo Rogério souza UEM
  • José Joaquim Pereira Melo UEM
Palavras-chave: transformação social, Sófocles, educação, conflito social.

Resumo

Mesmo no período clássico (séculos VI e V a.C.), no auge das suas realizações artísticas e intelectuais, o grego, ainda, era um homem que se encontrava num estado de conflito, provocado pelas mudanças que estavam ocorrendo na sociedade. Apesar das mudanças na maneira de conduzir a forma de viver, na forma de organizar e administrar a sociedade, esse homem não se desprendeu por completo do seu passado. Ainda, havia, na polis, vestígios da antiga comunidade gentílica, tanto na forma de pensar, como de viver. A manutenção de crenças da antiga religião, que já não eram mais condizentes com a nova organização social, provocou instabilidade na sua comunidade. Percebendo o conflito entre a “velha” ordem gentílica e a “nova” organização social da pólis, Sófocles buscou, em sua obra, mostrar como deveria ser o homem para viver na cidade-Estado, utilizando, para isso, a representação do conflito entre o pai e o filho; o velho e o novo nas suas peças. E propôs um homem que deveria buscar, no conhecimento, as soluções para os conflitos vividos, causadas pela dependência e submissão a preceitos da antiga religião e à crença num destino, para assumir-se, enquanto um ser responsável, por seus atos e seu futuro.

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Biografia do Autor

Paulo Rogério souza, UEM
praduado em Letras pela UEM e mestre em Fudamentos da Educação pela EUM. Atualmente faço parte do grupo de pesquisa (GTSEAM - GRupo de Estudos em Transformações Sociais e Educação nas Épocas Antiga e MEdieval) Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/5127520919450174
Publicado
2008-09-18
Como Citar
souza, P. R., & Melo, J. J. P. (2008). <strong>Conflitos do “velho” e do “novo”, na obra de Sófocles: uma proposta educativa para formação de um homem responsável por seus atos</strong&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v30i1.5100. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 30(1), 57-66. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v30i1.5100
Seção
Filosofia e Educação